A.J. Manata Jardins na Portugal Agro 2014

A A.J. Manata Jardins teve o prazer de participar na Portugal Agro que decorreu nos passados dias 20 a 23 de Novembro na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Leia tudo aqui.

Portugal Agro – Uma ligação forte à nossa terra

A A.J. Manata Jardins teve o prazer de participar na Portugal Agro que decorreu nos passados dias 20 a 23 de Novembro na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Esta participação foi possível graças à excelente iniciativa e patrocínio da Câmara Municipal de Sintra, que conseguiu reunir, em conjunto com a AESintra, vários parceiros de diferentes áreas “agro” do concelho, fazendo com que o stand de Sintra se destacasse pela sua diversidade e complementaridade de produtos.

Jardins Úteis

Dada a sua preocupação com a sustentabilidade dos espaços verdes a A.J.Manata Jardins decidiu, no âmbito da sua participação na Portugal Agro, explorar o tema ‘Jardins Úteis’ - jardins que para além da sua mais-valia estética têm a capacidade de oferecer outros recursos aos seus utilizadores. 

Para tal, foi fundamental a colaboração da Fernanda Botelho, especialista em plantas medicinais e autora de vários livros e agendas sobre o tema, que partilhou preciosos conhecimentos acerca do potencial medicinal e culinário das plantas, entre outros saberes. Com ela pudemos ainda, no decorrer do evento, entrar no mundo mágico das plantas comestíveis, provando sabores improváveis e únicos.

Em parceria com a EPAV – Escola de Hotelaria de Colares, a A.J. Manata Jardins deu ainda a provar aos visitantes deliciosas bolachinhas de alfazema, murta e alecrim e folhadinhos de urtiga, provando que mesmo as mais improváveis plantas de jardim podem ter aplicação gastronómica!

A empresa apresentou ainda exemplos práticos de reutilização de materiais para a construção de espaços ajardinados mesmo em locais reduzidos.

 <-Treliça recuperada e idealizada pela A.J. Manata Jardins com garrafas PET pintadas e decoradas pelas crianças do Jardim de Infância Os Patarecos (Sintra)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jardim vertical construído pela A.J.Manata Jardins a partir da reutilização de uma palete ->

 

Caixas de fruta recuperadas pela A.J. Manata Jardins para a constituição de 3 pequenos Jardins-Horta que conjugam plantas de jardim com hortícolas com vista à sua proteção e melhor desenvolvimento

Para a animação do “espaço Sintra” decorreram ainda uma série de workshops, provas de vinho, conceção e degustação de produtos locais, dinamizados pelos diferentes parceiros. Neste âmbito lançou-se inclusive mais um produto local, desenvolvido pela EPAV e “inaugurado” pela Ministra da Agricultura e do Mar Assunção Cristas: o pastel de nata de maçã do litoral sintrense.

Foram 4 dias muito interessantes, onde se cruzaram diferentes olhares e saberes, contribuindo para um debate contínuo, para uma aprendizagem conjunta e para um efetivo conhecimento do tecido empresarial concelhio e do que se faz na região. Iniciativa que deve ser enaltecida no âmbito do desenvolvimento local. 

Fontes das imagens - todas as fotos são da autoria da A.J. Manata Jardins à excepção da seguinte: Fotografia da Fernanda Botelho com livros infantis.